Lendo Para os Pequenos

           Contar histórias sempre foi uma característica humana. Desde os tempos remotos, em volta de fogueiras, os mais jovens podiam ouvir e imaginar sobre caçadas, aventuras, como as coisas foram criadas...  Portanto, mais do que um atividade lúdica, enquanto lemos para as crianças ampliamos sua imaginação, estimulamos a verbalização e desenvolvemos a capacidade de interpretação e compreensão de mundo num momento único de interação afetiva. E você, já experimentou ler para uma criança? 

        Ler constitui verdadeira arte, pois, simultaneamente, quem lê e quem ouve uma história viaja pelo mundo da ficção, da fantasia e descobre “mundos” sem sair do lugar. Ler é viajar! É inegável o benefício da imaginação para a formação intelectual dos nossos pequenos. Diferentemente de filmes e outros meios que deixam prontos todos os detalhes de uma história, o livro é a melhor opção para que leitor e ouvinte criem, à sua maneira, os detalhes para compor o que não está explícito. Para quem está iniciando e buscando conhecer melhor o mundo, uma boa história, principalmente contada por alguém especial, marca para sempre a vida do pequeno ouvinte. E você, consegue se lembrar de alguém especial que lhe contava histórias?

 

Efeitos da leitura na vida da criança

         Feliz de quem tem lembranças de momentos assim, devido a esse fato ser tão inspirador e carregado de valores humanos. Para aqueles que ainda não experimentaram ler e ter essa experiência com seus filhos, netos, sobrinhos, alunos, aqui vão alguns pontos importantes e positivos de se ler para uma criança:

  • Melhora o desenvolvimento cognitivo: A leitura para crianças pequenas melhora o desenvolvimento cognitivo, pois este está ligado ao processo de raciocínio, conhecimento, construção de pensamentos e até decisões. Quando você começa a ler, é fornecido um conhecimento básico sobre o seu mundo e sua relação com a realidade de quem ouve, ajudando-o a compreender os eventos ao seu redor. 
  • Aumenta as conexões neurais: Estudos mostram que a leitura em voz alta para uma criança ativa células cerebrais, fortalecendo, renovando e formando novas células, acrescentando um pouco mais de definição e complexidade ao circuito existente, ampliando assim o conhecimento pelo resto da vida dessa criança. É como fazer ginástica, só que para a cabeça! Enquanto você lê em voz alta é apresentado também para os pequeninos o modelo de leitura formal, estrutura essa, que ainda se encontra em formação no início do processo de alfabetização. 
  • Amplia o vocabulário: Além disso, embora a criança seja capaz de identificar e compreender a linguagem das pessoas que estão ao seu redor, a leitura, seja de um simples livro infantil ou de um clássico da literatura, oferecerá uma linguagem mais formal e elaborada. Portanto, quanto mais os adultos leem para as crianças, maior será o seu repertório e mais elas conhecerão e compreenderão sobre o mundo e seu lugar nele. 
  • Estimula habilidades: Ler diariamente para crianças pequenas estimula a aquisição da linguagem oral, as habilidades de comunicação e as habilidades socioemocionais. Isso acontece porque a leitura, a partir dos primeiros meses de vida, ativa a parte do cérebro que permite às crianças compreenderem o significado da linguagem, ajudando-as nesse desenvolvimento. 
  • Desenvolve a linguagem oral e escrita: Diversos estudos mostram que crianças expostas à leitura, antes mesmo da Educação Infantil (4 a 5 anos), têm maior probabilidade de serem bem-sucedidas no período do Ensino Fundamental e Médio. A leitura, quanto mais cedo acontecer, mais benefício trará. É oportunidade única e importante para uma boa comunicação entre pequenos e educadores. Permite o desenvolvimento das habilidades de vocabulário com a exposição a novas palavras e à escuta, o que se torna vital para seu sucesso acadêmico, uma vez que a leitura precede à escrita.

         Pense nisso: o melhor investimento que você pode fazer pelo seu pequeno é mostrar na prática o bem que você deseja a ele. Tenha um tempo diário, combine entre vocês um horário de leitura para que se torne um hábito saudável de convivência. Ele irá confiar em você e vai esperar por esse momento especial, desenvolvendo assim a imaginação, bom vocabulário, memória, discussões sadias, revelações fantásticas. Opte por favorecer um futuro bem-sucedido nos estudos, no trabalho, na vida daqueles a quem você quer bem.

         Um abraço e até a próxima,

 

Educadora há mais de trinta anos, Eliete* trabalha incansável e apaixonadamente com educação, especialmente alfabetização e comportamento. Acredita na superação das dificuldades no aprendizado e nos bons resultados com crianças e adolescentes como consequência de um trabalho em conjunto: família, escola, especialista e sociedade.

*Eliete é nossa neuropsicopedagoga convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião da Editora Siano.